GUIA DO PROFESSOR
AULA 01
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA, MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO
Caro(a) professor(a), nesta aula pretende-se revisar os movimentos retílineos uniformes vistos no 9º ano do ensino fundamental. Aqui busca-se realizar um mapeamento dos conhecimentos prévios dos alunos, por meio de debate a respeito de frases, e exemplos, podendo assim corrigir possíveis falhas conceituais que os discentes tragam consigo.
Esta aula pode ser dividida em três partes:
Neste primeiro momento, engajar os alunos a falarem, pois assim podemos mapear um pouco o conhecimento prévio deles. Para isso utilizar a discussão indicada no guia do aluno:
Perguntar o que eles entendem por essa frase, e seguir com o questionamento, eles estão parados ou em movimento?
O guia do aluno traz o exemplo clássico do ônibus, trabalhar com os alunos este exemplo. Observar as respostas dadas pelos discentes, e buscar sair do micro para o macro. No caso comentar que a Terra esta em movimento, o sistema solar esta em movimento, a galáxia esta em movimento. Tudo se move.
Caso as repostas sejam satisfatórias neste tópico seguir em frente no guia, caso contrário retomar a discussão.
Posteriormente seguir com os conceitos básicos através de exemplos. Uma sugestão é o exemplo de um avião que larga um pacote, dependendo do referencial do observador a trajetória do pacote é diferente. Pedir a um voluntário que realize um caminho aleatório na sala de aula marcando o chão com um giz. Depois perguntar aos alunos, o que é a trajetória, a distância e o deslocamento. Relacionar a atividade feita com a figura 01 do guia do aluno.
Ainda neste tópico ressaltar a diferença entre rapidez e velocidade, comparar com o inglês (speed e velocity). Relembrar grandezas vetoriais e escalares.
Se pressuõe que os alunos já aprenderam este conteúdo. Realizar uma revisão comentando sobre as principais características do MRU. Verificar por meio da participação dos alunos se eles se recordam e compreendem a matéria.
O guia do aluno solicita exemplos de movimentos uniformes. Trabalhar aqui exemplos outros tipos de movimento uniformes, além dos retilíneos. Como o movimento do ponteiro do relógio.
Na função horária do movimento, realizar a dedução por meio da definição da velocidade. Apresentar o gráfico, perguntar aos alunos qual é a velocidade do móvel, e qual a posição inicial. Fazer conexões com a matemática através da função afim, de primeiro grau.
Revisar as características do MRUV, mostrando os aspectos que diferem do MRU. Na função horária do movimento, realizar a dedução por meio da definição da aceleração, e posteriormente apresentar o gráfico que corresponde a mesma.
Apresentar o gráfico da posição pelo tempo e relacionar com a função. Caso a turma esteja com um bom andamento sem muitas dificuldades, o(a) professor(a) pode optar por apresentar a dedução das fórmulas do MRUV.
Para finalizar a aula, comentar que este modelo é válido para movimentos que não sofrem com a força de atrito ou resistência do ar (arrasto).
AULA 02
MOVIMENTOS BIDIMENSIONAIS, LANÇAMENTO HORIZONTAL E OBLÍQUO
Nesta aula busca-se apresentar o movimento bidimensional, com enforque em duas situações, o lançamento horizontal e oblíquo. O panorama da aula deve ser qualitativo e não quantitavivo, pretende-se privilegiar os conceitos que regem este conteúdo, as fórmulas.
Assim como a aula 01, esta pode ser dividida em três partes:
Iniciar a aula questionando os alunos sobre o plano cartesiano, se eles conseguem se recordar do conteúdo por meio de conexões com a matemática. Caso se negativa ou positiva a resposta, falar sobre o movimento bidimensional, mostando que o que foi estudado até agora por eles tratava-se de movimentos unidimensionais, isto é, em uma dimensão. Rever o sistema de coordenadas realizando conxeões com a matemática.
Ao entrar na independência dos movimentos há a possibilidade de comentar brevemente a história de Galileu Galilei. Fica a cargo do(a) professor(a) a decisão.
Falar para os alunos que vamos entender melhor a ideia por meio de uma demonstração que virá no próximo tópico.
Retomar que o lançamento horizontal é um tipo de movimento bidimensional, que é preciso de plano cartesiano para análisar esse movimento, e falar sobre a decomposição do movimento. Que na vertical eu tenho um MRUV ou queda livre, aqui podemos retomar as fórmulas do MRUV e inserir a ideia de aceleração gravitacional, e aplicar nas mesmas. E que na horizontal possuo um MRU. Desenhar no quadro a figura 05 do guia do aluno, juntamente com plano cartesiano. Colocar o vetor velocidade e sua decomposição no desenho.
Para exemplificar, e retomar a independência dos movimentos, realizar a seguinte demonstração:
Figura 01. Demonstração da independência dos movimentos
Vamos utilizar dois corpos em queda, lançados de uma mesma altura para mostrar que eles caem em tempos iguais. Busca-se demonstrar que o tempo de queda não é afetado pela componente da velocidade horizontal.
Para a demonstração sera necessário:
Coloque uma moeda em cima da régua, na parte que não está apoiada à mesa; e a outra moeda na ponta da mesa, como mostra a figura 01.
Mova a régua rapidamente na direção indicada, fazendo com que a moeda da mesa seja arremessada para fora dela; e a moeda de cima da régua caia. Repita a demonstração algumas vezes. Peça aos alunos prestarem atenção ao som das moedas caindo no chão. Pode se notar que elas caem ao mesmo tempo.
Para finalizar o lançamento horizontal, verificar se os alunos compreenderam tanto o movimento horizontal quando o vertical que compõem esse lançamento. Para isso perguntar se há um modo de saber o alcance máximo de um projetil utilizando as equações do MRU e MRUV. Verificar se os alunos conseguem chegar a conclusão esperada, caso não, retomar o inicio da discussão.
Perguntar aos alunos se a velocidade inicial do lançamento horizontal fazia um ângulo com o eixo x. A partir dai mostrar que o lançamento horizontal é um caso do lançamento oblíquo.
Solicitar que os alunos realizem a atividade proposta no guia, e posteriormente discutir as respostas com o grupo. Para finalizar, falar sobre exemplos deste tipo de movimento.
AULA 03
MOVIMENTO DE PROJETIL - PHETCOLORADO
Esta aula tem carater experimental. Aqui os alunos devem agir em duplas sob supervisão do professor. Devem discutir resultados, e dissertar sobre.
Apresentar a simulação para os alunos, o que é cada ícone, e como realizar os lançamentos. Orienta-los para realizar a entrega da atividade no fim da aula.